
Ibrahimovic quer ir aos Jogos Olímpicos. Lembra-se dos «veteranos» de 2012?
A um ano dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e com grande parte das seleções já qualificadas começa a levantar-se a questão em torno dos «veteranos» que vão marcar presença nas convocatórias das seleções jovens. Esta quinta-feira, por exemplo, Zlatan Ibrahimovic mostrou-se recetivo a vestir a camisola da Suécia nas olimpídas brasileiras.
Mas à distância de um ano ainda é cedo para especulações – a não ser que os próprios jogadores o assumam, como Ibra -, por isso o zerozero.pt fez uma viagem no tempo e revisitou os Jogos de Londres em 2012 e espreitou quais os «craques» consagrados que na altura foram a jogo pelas principais seleções: Brasil, Grã-Bretanha, Uruguai e Espanha.
A primeira constatação, antes dos nomes, é uma: na análise às quatro formações percebe-se que os setor privilegiado para ser reforçado com os mais velhos é o ataque. Sete dos 12 jogadores eram avançados, sendo que três eram defesas e dois médios.
De Giggs a Suárez passando por... Adrian López
Na «canarinha» que acabaria por se sagrar vice-campeã olímpica, Hulk, na altura jogador do FC Porto, foi um dos três selecionados, a par de Marcelo e Thiago Silva, dois defesas. O Brasil acabaria por perder na final, por 2x1, - golo precisamente de Hulk - frente ao México onde pontificavam Hector Herrera e Diego Reyes, mais tarde transferidos para os dragões.
A outra equipa – destas quatro – que conseguiu passar a fase de grupos foi a Grã-Bretanha (nos Jogos Olímpicos a ilha atua como um todo) que apresentava Craig Bellamy, Micah Richards e Ryan Giggs nas suas fileiras.
Foi o único grande torneio de seleções que o extremo que se notabilizou no Manchester United fez pelo seu país (neste caso pela Grã-Bretanha, ele que é galês), tal como Bellamy, também ele oriundo do País de Gales.
O Uruguai e a Espanha acabaram por ser as grandes desilusões do torneio de há três anos. Os sul-americanos tinham acabado de conquistar a Copa América e os espanhóis o Campeonato da Europa. Édinson Cavani e Luís Suárez marcaram presença em Londres, tal como Arévalos Rios, mas a seleção celeste não foi além do 3º lugar no Grupo A.
Quanto à Espanha, levou os campeões europeus Juan Mata e Javí Martínez, mas ficou-se pelo último lugar do Grupo D, com apenas um ponto e atrás de Marrocos, Honduras e Japão. O outro jogador com mais de 23 anos à data foi o agora avançado do FC Porto Adrián López, que no ataque tinha a companhia de Rodrigo, então jogador do Benfica.
In ZeroZero