Redes Sociais

twitter facebook

Portugal pode seguir exemplo de Inglaterra

Portugal pode seguir exemplo de Inglaterra

Mensagempor maririta.78 em 27 fev 2018, 23:03

http://www.zerozero.pt/img/noticias/794/imgS620I215794T20180227200032.jpg

Portugal pode seguir exemplo de Inglaterra e ter um campeonato sub-23

O jovem futebolista português é um produto cada vez mais valorizado e procurado no mercado internacional e acredita-se que este valor não está a ser totalmente potenciado no nosso país e, acima de tudo, pelos nossos clubes.

A ponte entre os escalões de formação e o escalão senior nem sempre é feita nas melhores condições, algo que impede que os jovens, sobretudo entre os 18 e 23 anos, encontrem o seu espaço e usufruam de oportunidades para prosseguirem a carreira no futebol senior no clube que lhes deu a formação.

É verdade que as equipas B foram uma janela de oportunidades para alguns dos valores nacionais emergentes, mas a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não está totalmente convencida com os resultados e acredita ser possível uma solução de enquadramento mais capaz para as centenas de jovens que neste momento são obrigados a seguir outros rumos.
O jornal A BOLA refere que a FPF está apostada em avançar com um campeonato sub-23, algo semelhante ao que acontece em Inglaterra, e que conta já com a opinião favorável de muitos dos emblemas que competem no escalão máximo do futebol português.

Os objetivos...

O organismo que rege o futebol português acredita que é possível seguir as pisadas do sucesso inglês. Em questão não está o fim das equipas B, mas sim um complemento. Ou seja, outra capacidade de os clubes distribuírem os seus jovens e de os poderem acompanhar de perto e potenciar de outra forma.

Um dos principais objetivos passa pelo alerta para a importância da aposta em jogadores portugueses - apenas 5 das 18 equipas da Liga têm uma percentagem de jogadores lusos no plantel acima de 50% [veja a tabela] -, bem cotados por essa Europa fora.

A valorização da faixa etária 18-23 anos, que, segundo dados apresentados pelo jornal A BOLA, envolveu negócios no valor de 2434,2 milhões de euros em 2017, também acentua a vontade da Federação olhar para o modelo do Campeonato Sub-23 com muito bons olhos.

Porquê o modelo inglês?
A razão é simples. O modelo tem funcionado bem em Inglaterra e tem dado frutos, sendo a conquista do campeonato do mundo de sub-20 por parte de Inglaterra o exemplo perfeito que atesta esta aposta inglesa num enquadramento adequado para os jovens entre os 18 e 23 anos.

Em suma, o campeonato sub-23 permite um crescimento progressivo num contexto altamente competitivo e que potencia os resultados não só ao nível interno, mas também no contexto internacional.

Será este o caminho mais indicado para Portugal?

In ZeroZero
maririta.78
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 43218
Registado: 13 ago 2016, 02:15

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para Futebol Nacional

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes