Redes Sociais

twitter facebook

FÁBIO PAIM - em Entrevista ao Record

FÁBIO PAIM - em Entrevista ao Record

Mensagempor maririta.78 em 18 abr 2018, 22:28

http://cdn.record.pt/images/2018-04/img_770x433$2018_04_18_00_04_12_1388113.jpg

FÁBIO PAIM: «EU ERA MUITO MELHOR DO QUE O CRISTIANO RONALDO»

Ex-promessa do Sporting abraça nova vida sem esquecer o passado

http://cdn.record.pt/images/2018-04/img_770x433$2018_04_18_00_09_34_1388118.jpg

FÁBIO PAIM: «FUI BUSCAR BOTAS À MÃE DO CARRIÇO»

Antigo jogador recorda história com o ex-colega

Fábio Paim vive para a companheira Patrícia e para os filhos Jaden e Luana, sem esquecer a importância que a sua mãe teve e tem na sua vida. Humilde, não esconde as dificuldades por que passou, muito menos o apoio dos amigos. Sobretudo de Rui Patrício e Daniel Carriço, amigos desde os tempos da Academia Sporting. "O Carriço está farto de me convidar para ir ter com ele a Sevilha. Aqui há tempos ficou chateado, quando lhe pedi umas botas. ‘Quer dizer, ligo-te e não me atendes; convido-te para me visitares e não queres... E agora vens pedir chuteiras?’... Ao que lhe respondi: ‘Mano?! Eu vou aí fazer o quê? Queres que atenda para quê? Eu sei que estás bem, mano. Manda só as botas!’ E ele mandou. Fui a casa da mãe dele buscá-las", conta Paim, de gargalhada em gargalhada.

http://cdn.record.pt/images/2018-04/img_770x433$2018_04_18_00_05_49_1388114.jpg

FÁBIO PAIM: FAZ O QUE EU DIGO... NÃO FAÇAS O QUE EU FIZ

Antigo jogador de alma e coração

Chove a potes e os miúdos acumulam-se num varandim à espera de um ídolo que só conhecem do... YouTube! "Como é que é? A escola está a correr bem?", pergunta Fábio Paim, com brilho nos olhos e sorriso rasgado. O dilúvio que escurece os céus de Coimbrões (ainda) não o assusta. "Trouxeste a chuva de Lisboa!", acusam, entre gargalhadas. Record não toma partido, mas sempre lhe diz que a tarde estava soalheira antes de o craque chegar...

A enésima vida de Fábio Paim passa pelo Parque Silva Matos, em Coimbrões. É na casa do Sporting Clube local que dá vida ao projeto que acaba de batizar, a convite de Bruno Neiva e José Oliveira. "Eles são a minha nova família", agradece, fazendo questão de incluir cada um dos dez treinadores que emprestam conhecimento especializado a um programa de treino técnico vocacionado para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos.

Mal esconde a excitação. Está tão ansioso como um craque no túnel de acesso ao relvado da final da Liga dos Campeões. Esta é a Champions de Fábio Paim, feliz da vida no meio dos seus. Entra em campo perfeitamente integrado entre a miudagem e é o primeiro a chegar à bola. Três remates à baliza, três golos. Nem a bátega que lhe cai em cima lhe rouba a alegria.

Enquanto os treinadores acertam estratégias nas treze estações preparadas para afinar a técnica dos aprendizes, Paim coordena o aquecimento das três centenas que ali estão para aprender com ele. "Sprint! ‘Bora’ lá", grita, de sorriso estampado. "Míster! Está tudo pronto!", berra, depois, como quem diz que chega de corrida. Está na hora de tocar na ‘chicha’ e ser feliz. "Eles estão sempre a chatear-me para lhes ensinar as fintas... Só que eu faço e eles não conseguem imitar-me! São coisas básicas... parece difícil, mas com os treinos vão lá. Eu era diferente, era terrível aos 6 anos. Ainda hoje não sei como conseguia fazer aqueles truques todos! Hoje não os faço, a bola foge!", dispara.

Ensina a receber a bola, a controlar e a decidir, a rematar e a driblar. Mais tarde confessa que ainda anda meio perdido, que é mais de fazer que de ensinar. A chuva que ele próprio trouxera de Lisboa é tal que há miúdos na iminência de congelar. Estão encharcados da cabeça aos pés, mas nenhum mostra vontade de parar. "Tem de ser", lamenta Paim. Os coordenadores dão ordem de suspensão ao treino. Recolhem aos balneários para um intervalo forçado, mas depressa se apercebem que São Pedro não está para isto...
"Os miúdos estão a tremer de frio! Não vale a pena continuar, se for para ficarem doentes e faltarem à escola", adverte Paim, num tom surpreendentemente responsável. "Não treinamos mais", decide ele próprio. "É para o bem dos meninos!", reforça.

Se os minicraques ficam desiludidos com a paragem, os pais agradecem a atenção e o carinho. Fica por ali o treino, mas não o ‘Projeto Fábio Paim’. Esse continuará pelo país fora, prometendo galgar fronteiras com a ajuda de parceiros angolanos, chineses e luxemburgueses.

"Não sou a melhor pessoa para dar conselhos a estes meninos todos, mas não quero que lhes aconteça o mesmo que a mim", conclui. Eis Fábio Paim, na melhor finta da sua carreira.

http://cdn.record.pt/images/2018-04/img_770x433$2018_04_18_00_08_29_1388117.jpg

FÁBIO PAIM: DO SPORTING À PREMIER LEAGUE E PASSAR PELO... 'LOVE ON TOP'

O filme de uma carreira que não foi aquilo que se esperava

Fábio Paim brilhou nas camadas jovens do Sporting, mas nunca jogou na equipa principal. Tido como uma das maiores pérolas da Academia, ganhava mais aos 16 anos que metade da equipa profissional dos leões. O dinheiro foi a sua perdição e quem pagou foi a carreira. Em 2008/09, depois de empréstimos sucessivos a Olivais e Moscavide, Trofense e Paços de Ferreira, a ligação a Jorge Mendes levou-o ao Chelsea, onde nem a mão pesada de Scolari teve força para o endireitar.

Nunca jogou em Stamford Bridge, nem tão-pouco na Premier League, seguindo dali para o Real Sport Club. Livre da alçada do leão, assinou pelo Torreense, passou por Angola (1º Agosto e Benfica Luanda), voltou para jogar no Futebol Benfica, partiu para o Qatar (Al Kharaitiyat), regressou pela mão da AD Oliveirense, rumou à China (Shenzhen FC), saltitou por Malta (Mosta FC), Lituânia (Nevezis) e Luxemburgo (Union 05), tornou a Portugal "para jogar à borla no Sintra Football", mas não resistiu e abandonou para ingressar… num reality show da TVI. Do ‘Love on Top’ foi para o Brasil onde nunca chegou a jogar pelo Paraíba do Sul. Dali veio para a equipa do Leixões B, no início desta época, antes de decidir pendurar as botas e dar primazia à sua nova vida: o ‘Projeto Fábio Paim’.

"Escrevi-lhe uma mensagem pelo Facebook a explicar-lhe o que pretendíamos", conta-nos Bruno Neiva, já depois de José Oliveira ter dito a Record que "o projeto estava pensado há um par de anos, mas faltava que o Fábio tivesse finalmente condições para o integrar". Paim só precisou de fintar a desconfiança: "Não é por mal, mas de início pensei que eram só mais dois que se queriam aproveitar de mim. Graças a Deus são como uma família para mim!"

http://cdn.record.pt/images/2018-04/img_770x433$2018_04_18_00_07_45_1388116.jpg

FÁBIO PAIM: «PERDI TUDO MAS CÁ ESTOU…»

Antigo jogador olha para o passado

"Sempre fui um miúdo feliz. Não preciso de muito. Se tiver as minhas coisinhas minimamente organizadas, estou bem." A revelação é desarmante. Mais ainda quando nos confessa a "vergonha de falar com os amigos" que cresceram com ele: "Vocês sabem o que passei e ao ponto a que cheguei... Então tinha vergonha de falar com eles porque achava que podiam pensar que me estava a aproximar por interesse. Sei que é uma estupidez, mas pronto... Recentemente, estive com o Bruma, o Yannick, até com o Ronaldo. Quando me veem fazem ‘ganda’ festa!"

Pior só quando é contactado por quem passou pelo mesmo que ele mas não teve arte para dar a volta. "Tenho colegas que deixaram de jogar à bola, perderam tudo e não sabem o que fazer. Eu cá estou. Já perdi tudo há oito ou nove anos, mas cá continuo. Primeiro gozam comigo; agora ligam-me... Querem vender as casas e os carros e ligam a quem? Ao Paim! O dinheiro deixa de entrar, mas as contas continuam. E grandes! As minhas agora são pequeninas, tive de me adaptar", salienta.

http://cdn.record.pt/images/2018-04/img_770x433$2018_04_18_00_07_01_1388115.jpg

PROJETO FÁBIO PAIM: COMO NAS MELHORES ACADEMIAS

Projeto foi idealizado por Bruno Neiva e José Oliveira

Está sediado na casa do SC Coimbrões, mas independente do clube, o ‘Projeto Fábio Paim’ foi idealizado por Bruno Neiva e José Oliveira. Trata-se de um programa de treino técnico que vai muito além de ensinar miúdos a fintar como Paim. Há uma estrutura (bem) montada e devidamente oleada por dez treinadores, dois dos quais especializados no treino de guarda-redes.

Passe, receção, jogo de cabeça, remate, uso dos dois pés, drible, controlo de bola, resistência, reação, agilidade, coordenação, velocidade, impulsão, eis os cânones de apreciação de cada promessa de jogador, segundo a bitola do ‘Projeto Fábio Paim’. Passam todos pela balança, que dita peso, massa corporal e outros índices de somenos importância. E não faltam nutricionistas preparados para ajudar. "São criadas fichas individuais para cada jogador", revela Bruno Neiva, antigo internacional português de andebol e jogador do FC Porto entre 1992 e 2002. "A avaliação vai ao pormenor, à exaustão, ao ponto de serem discutidos pormenores... moleculares entre os treinadores, num processo que custa cerca de dez horas semanais aos coordenadores, dedicados a este projeto em horário pós-laboral", acrescenta.

Em breve, o projeto estender-se-á a Lisboa, estando prevista uma semana de treinos intensiva. "Todos os dias, das 8 da manhã às 6 da tarde", explica Bruno Neiva. "Será muito parecido com um estágio de uma equipa profissional, com a diferença de irem dormir a casa. De resto, tudo igual. O dia será inteiramente dedicado ao futebol, mas não passa só pelo treino. Haverá sessões táticas com recurso ao vídeo, entre outras atividades", revela. "Estamos em conversações para levar o projeto a Angola, China e Luxemburgo. Queremos que cresça de forma sustentada e atinja dimensão nacional e internacional", completa José Oliveira, um empresário ligado ao ramo da hotelaria "que nunca tinha tido contacto com o futebol, muito menos com o treino propriamente dito".

Do Sporting à Premier League e passar pelo... ‘Love on Top’

Fábio Paim brilhou nas camadas jovens do Sporting, mas nunca jogou na equipa principal. Tido como uma das maiores pérolas da Academia, ganhava mais aos 16 anos que metade da equipa profissional dos leões. O dinheiro foi a sua perdição e quem pagou foi a carreira. Em 2008/09, depois de empréstimos sucessivos a Olivais e Moscavide, Trofense e Paços de Ferreira, a ligação a Jorge Mendes levou-o ao Chelsea, onde nem a mão pesada de Scolari teve força para o endireitar.

Nunca jogou em Stamford Bridge, nem tão-pouco na Premier League, seguindo dali para o Real Sport Club. Livre da alçada do leão, assinou pelo Torreense, passou por Angola (1º Agosto e Benfica Luanda), voltou para jogar no Futebol Benfica, partiu para o Qatar (Al Kharaitiyat), regressou pela mão da AD Oliveirense, rumou à China (Shenzhen FC), saltitou por Malta (Mosta FC), Lituânia (Nevezis) e Luxemburgo (Union 05), tornou a Portugal "para jogar à borla no Sintra Football", mas não resistiu e abandonou para ingressar… num reality show da TVI. Do ‘Love on Top’ foi para o Brasil onde nunca chegou a jogar pelo Paraíba do Sul. Dali veio para a equipa do Leixões B, no início desta época, antes de decidir pendurar as botas e dar primazia à sua nova vida: o ‘Projeto Fábio Paim’.

"Escrevi-lhe uma mensagem pelo Facebook a explicar-lhe o que pretendíamos", conta-nos Bruno Neiva, já depois de José Oliveira ter dito a Record que "o projeto estava pensado há um par de anos, mas faltava que o Fábio tivesse finalmente condições para o integrar". Paim só precisou de fintar a desconfiança: "Não é por mal, mas de início pensei que eram só mais dois que se queriam aproveitar de mim. Graças a Deus são como uma família para mim!"

«Perdi tudo mas cá estou…»

"Sempre fui um miúdo feliz. Não preciso de muito. Se tiver as minhas coisinhas minimamente organizadas, estou bem." A revelação é desarmante. Mais ainda quando nos confessa a "vergonha de falar com os amigos" que cresceram com ele: "Vocês sabem o que passei e ao ponto a que cheguei... Então tinha vergonha de falar com eles porque achava que podiam pensar que me estava a aproximar por interesse. Sei que é uma estupidez, mas pronto... Recentemente, estive com o Bruma, o Yannick, até com o Ronaldo. Quando me veem fazem ‘ganda’ festa!" Pior só quando é contactado por quem passou pelo mesmo que ele mas não teve arte para dar a volta. "Tenho colegas que deixaram de jogar à bola, perderam tudo e não sabem o que fazer. Eu cá estou. Já perdi tudo há oito ou nove anos, mas cá continuo. Primeiro gozam comigo; agora ligam-me... Querem vender as casas e os carros e ligam a quem? Ao Paim! O dinheiro deixa de entrar, mas as contas continuam. E grandes! As minhas agora são pequeninas, tive de me adaptar", salienta.

«Fui buscar botas à mãe do Carriço»

Fábio Paim vive para a companheira Patrícia e para os filhos Jaden e Luana, sem esquecer a importância que a sua mãe teve e tem na sua vida. Humilde, não esconde as dificuldades por que passou, muito menos o apoio dos amigos. Sobretudo de Rui Patrício e Daniel Carriço, amigos desde os tempos da Academia Sporting. "O Carriço está farto de me convidar para ir ter com ele a Sevilha. Aqui há tempos ficou chateado, quando lhe pedi umas botas. ‘Quer dizer, ligo-te e não me atendes; convido-te para me visitares e não queres... E agora vens pedir chuteiras?’... Ao que lhe respondi: ‘Mano?! Eu vou aí fazer o quê? Queres que atenda para quê? Eu sei que estás bem, mano. Manda só as botas!’ E ele mandou. Fui a casa da mãe dele buscá-las", conta Paim, de gargalhada em gargalhada.

Autor: António Adão Farias

In Record
maririta.78
Moderador
Moderador

Registado: 13 ago 2016, 02:15

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para Futebol Nacional

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante