Redes Sociais

twitter facebook

Sub-17 e a presença nas meias: Para quem conhece

Imagem

Sub-17 e a presença nas meias: Para quem conhece

Mensagempor Maria de Fátima em 13 mai 2019, 22:32

http://www.zerozero.pt/wimg/n250275b/sub-17-e-a-presenca-nas-meias-para-quem-conhece-estas-miudas.jpg

Sub-17 e a presença nas meias: «Para quem conhece estas miúdas era um cenário muito possível»

A seleção feminina sub-17 alcançou recentemente um feito histórico: o apuramento para as meias-finais do Campeonato Europeu. E tornou-se apenas a segunda seleção feminina das camadas jovens a chegar tão longe numa prova europeia depois de, em 2012, as sub-19 serem eliminadas pela Espanha precisamente nas meias-finais. Na sequência deste feito histórico e apenas a um dia de um dos jogos mais decisivos, o zerozero esteve à conversa com dois dos treinadores responsáveis por orientar quase metade das atletas na presente temporada: Mariana Cabral e Nuno Borges, treinadores das equipas B femininas de Sporting e Sporting de Braga, respetivamente.

Juntos, orientam ou já orientaram seis das 20 jogadoras presentes na Bulgária. Nesse sentido e, questionados se este era um cenário previsível, ambos foram categóricos: Nuno Borges: «Não se pode dizer que era previsível mas, tendo em conta a qualidade e a grande evolução do futebol feminino em Portugal, este era um cenário muito possível». Mariana Cabral: «Para quem conhece estas miúdas era um cenário possível, mas provável nem tanto. Até porque estamos a falar obviamente de uma coisa extraordinária que não acontece muitas vezes, que é chegar às meias finais de um Europeu». A explicação está na formação Pois, segundo os dois técnicos, a excelente caminhada desta seleção é fruto da evolução e do crescimento que o futebol feminino tem sofrido nos últimos anos.

Nuno Borges: «Há mais qualidade e o segredo é a formação que começa mais cedo. Como por exemplo, a Sofia Silva. Começou a jogar aos 8/9 anos e hoje já tem quase 10 anos de futebol, passou por todas as etapas da formação. As jogadoras começam a jogar mais cedo e isso resulta no aumento de qualidade». Mariana Cabral: «Estamos a falar da primeira geração de jogadoras que já está a ter um nível de condições e de treino na formação com uma base muito forte e eu acho que isto é o primeiro passo para isto passar a ser provável e recorrente». A final é já ali e é «objetivo acessível» A partir desta fase, os dois técnicos consideram que «tudo é possível» e que, no fim, o troféu pode vir para Portugal. Nuno Borges: «Qualquer sonho é legítimo. Aliás, nem se pode dizer que é um sonho porque é um objetivo acessível. Agora segue-se uma fase a eliminar e é apenas um jogo. Por isso, se a equipa estiver bem, é um sonho acessível».

Mariana Cabral: «Agora tudo é possível. Até porque neste tipo de torneios curtos qualquer pormenor pode fazer a diferença. Cada jogo é um jogo, mesmo sabendo que há seleções que têm muito mais favoritismo por serem muito mais experientes, como é o caso da Holanda e da Espanha, por exemplo». «Vão ser certezas do futebol feminino» Mesmo tendo em conta o poderio das seleções adversárias, Mariana Cabral não tem dúvidas... «A nossa seleção compensa com o facto de ter jogadoras de grande qualidade, com um nível técnico fantástico e que começam a ter condições muito boas para evoluir. Vão ser claramente certezas do futebol feminino em Portugal nos próximos anos». E acrescentou: «Não tenho dúvidas que isto vai ser cada vez melhor...Todos os anos. O futebol feminino tem tido um crescimento muito rápido, todos os anos e de forma consecutiva. Eu, há poucos anos, era jogadora e lembro-me bem como eram as diferenças e tenho visto isto tudo crescer de uma forma que eu acho que é imparável...É uma bola de neve», concluiu a treinadora do Sporting.

http://www.zerozero.pt/img/geral/533348_ori_.jpg

Vão ser claramente certezas do futebol feminino em Portugal nos próximos anos! Mariana Cabral

http://www.zerozero.pt/img/geral/570025_ori_.jpg

In ZeroZero
Avatar do Utilizador
Maria de Fátima
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 69726
Registado: 29 mar 2014, 02:39
Localização: Faro

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para Futebol Feminino

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante