Redes Sociais

twitter facebook

Direitos televisivos – Brasileirão vs Liga Portuguesa

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTZ4gO2PzKaYfgR-pYpPmXR40v2b45njYh615j9BNbIkuxwJ7ZV

Direitos televisivos – Brasileirão vs Liga Portuguesa

Mensagempor DiogoSampaio em 18 set 2015, 14:56

http://egolo.tv/wp-content/uploads/2015/05/Primeira-Liga-fundo-branco.jpg

Os direitos televisivos são a principal fonte de receita dos clubes mundiais, e definem em grande medida, a competitividade das equipas e a qualidade dos planteis. Por norma, a estatística assim o diz, os clubes que mais investem são também aqueles que mais vezes vencem.

Em países como Inglaterra, Alemanha, França ou Itália, assim como na maioria das competições da UEFA, aplica-se o modelo centralizado. Ou seja, os direitos de transmissão televisiva são negociados como um todo e depois distribuídos pelas partes, com base em determinadas regras, como classificação final ou índices de audiência. Portugal e Espanha aparecem como a exceção à regra, e talvez por isso, o bolo global de receitas televisivas de todos os clubes da primeira divisão se cifre nos 60 milhões de euros. Só o último classificado da liga inglesa recebe 140 milhões de euros. Comparações à parte, diversos estudos apontam que caso Portugal optasse pelos direitos televisivos centralizados poderia facilmente duplicar os valores globais.

Isto seria extremamente benéfico para os clubes pequenos, que são os que mais prejudicados saem, pela forma como as coisas estão agora. Os maiores entre os pequenos, Braga ou Guimarães, pouco mais onerem que 4 milhões de euros época, e a grande maioria não chega a ultrapassar os 3 milhões. Mesmo as receitas televisivas do FC Porto pouco ultrapassam os 15 milhões de euros, não chegando sequer a totalizar 20% do orçamento global do clube (sempre entre os 70 a 100 milhões época), obrigando o clube todos os anos a vender os melhores jogadores, e à presença na Champions. Os valores do Sporting não diferem muito, assim como os do Benfica, que apostando no próprio canal, retirados os custos, os lucros não deverão ultrapassar os 15 milhões – a polemica em torno dos valores e lucros da BTV são mais que muito, e não nos interessa entrar neste debate, sendo que por muito que os valores possam variar não têm intervalos significativos ou mudam o sentido global do texto.

Não é então de estranhar que a competitividade dos pequenos clubes esteja mais baixa que nunca, principalmente porque o campeonato brasileiro, o principal mercado de jogadores internacionais, vive hoje algum fulgor financeiro, isto mesmo apesar da queda do real em relação euro, o que torna extremamente difícil ao clubes portugueses, irem buscar ao brasileirão os seus craque, algo que era muito fácil na década de 90, por exemplo. Até porque Portugal sempre apostou em fronteiras abertas de modo a aumentar a competitividade do seu futebol.

O brasileirão recebe como receita global 1,1 mim milhões de reais, sensivelmente 250 milhões de euro (relembre-se a abrupta queda da taxa cambial dada no brasil nos últimos meses, hoje cifrada acima dos 4 pontos mas até à pouco meses situava-se nos 2,5), até à poucos meses, esse valor quase duplicava após taxa cambial. Divididos por 23 clubes, 20 da seria A e os três clubes despromovidos que também foram incluídos nas contas. O dinheiro é distribuído por vários grupos, consoante a popularidade e índices de audiência dos clubes. Os maiores clubes brasileiros recebem por volta de 100 milhões de reais, 25 milhões de euros, quase mais 10 milhões dos que recebidos pelo FC Porto no ano passado.

Assim fica mais fácil compreender porque os menores clubes em Portugal têm dificuldade em contratar no brasil jogadores de inegável qualidade, e porque temos vindo a assistir a quebra de qualidade sistemática do nosso campeonato.

Talvez seja agora o tempo ideal para se debater a centralização dos direitos televisivos para o futebol português para que possamos de uma vez por todas ter uma campeonato mais justo e mais competitivo.
DiogoSampaio
Acabado de Chegar
Acabado de Chegar
 
Mensagens: 34
Registado: 27 ago 2015, 23:08

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para LIGA NÓS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante