
Mão cheia de equipas portuguesas na Liga Europeia é algo nunca visto
A entrada do OC Barcelos na Liga Europeia do próximo ano coloca Portugal num patamar que nunca esteve: Ter cinco equipas a disputar a principal prova europeia de clubes. Os minhotos juntam-se ao Sporting, FC Porto, Benfica e Oliveirense. Ter quatro equipas a participar na Liga Europeia é algo normal para Portugal, nas últimas épocas os 'três grandes' juntamente com a Oliveirense têm preenchido esse espaço, mais concretamente desde a época de 2016/2017. A primeira aparição de quatro equipas portuguesas no modelo atual da Liga Europeia aconteceu em 2011/2012, com o FC Porto, o Benfica, a Oliveirense e a Candelária. Os picarotos ainda se mantiveram na elite mais uma época, mas em 2013/2014 o Valongo entrou nessa luta - de resto na temporada em que os nortenhos foram campeões nacionais - e ai estiveram três anos. Em 2014/2015 a Juventude de Viana também jogou essa fase de grupos devido ao quarto lugar conquistado no época anterior. O critério de entrada na Liga Europeia mudou na viragem da primeira década do século XXI e daí a presença de quatro equipas portuguesas e esse passou a ser o limite, sendo que o que vai acontecer esta temporada é uma exceção. Antes o critério de entrada na principal prova de hóquei em patins europeu era pelo ranking das equipas e aí a Espanha era dominadora. Em 2008/2009 teve oito equipas em 16 na fase de grupos e na época seguinte foram seis representantes.
Texto retirado do zerozero.pt