Redes Sociais

twitter facebook

VIAGEM ÀS ORIGENS DE JOÃO FÉLIX

VIAGEM ÀS ORIGENS DE JOÃO FÉLIX

Mensagempor Maria Coelho em 22 jun 2019, 16:34

https://www.abola.pt//img/fotos/ABOLA2015/FOTOSDR/2019/joaofelix8anosdr.jpg

Um homem também chora, não há que ter vergonha. E para Pedro Maneira, presidente da Escola de Futebol Os Pestinhas, em Tondela, motivos não têm faltado. É, afinal, a primeira vez que testemunha o triunfo arrebatador e à escala mundial de um dos meninos mais queridos que começaram a dar os primeiros passos no futebol sob o olhar dele. João Félix, 19 anos, vai transferir-se para do Benfica para o Atlético Madrid por €120 milhões. A próxima etapa da carreira de João Félix talvez seja a mais mediática, mas, provavelmente, nem é a mais complicada. Logo se verá. Félix parte de Lisboa para Madrid com o selo de jogador português mais caro de sempre.


A BOLA foi às origens do jogador, que deu os primeiros toques no entretanto desaparecido sintético ao lado do Estádio João Cardoso, onde jogavam as equipa da Escola Os Pestinhas. Tinha João Félix oito anos…

«Recordo-me de um grande golo dele: passou pelos adversários todos e marcou com facilidade», conta Jorge Maneira, então colega de equipa de João Félix n’Os Pestinhas, refletindo: «Já se notava que era especial. Nós mal sabíamos jogar, ele era diferente. Quando a bola lhe chegava aos pés fazia o que queria, tratava-a bem, punha qualidade no jogo. Sabia o que fazer com ela. Para aquela idade já era qualquer coisa.»



O treinador era António Rebelo, mais conhecido por Tó Zeca. «Era mais novo do que os colegas, jogava contra miúdos de 10 anos e ele ainda ia fazer nove. Era o craque da nossa equipa. Só estive com ele um ano. Adorava trabalhar. Se calhar, essa foi uma vantagem dele em relação aos outros», puxa o filme atrás.



Todos os que falaram com A BOLA coincidem num traço de personalidade - humildade. Isso traduziu-se, sobretudo, num miúdo «calmo, pacato, reservado, humilde, trabalhador, pouco falador». Se não fosse a forma como se expressava em campo, seria difícil o «baixinho e magrinho» Félix dar nas vistas.


Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.

In A Bola
Maria Coelho
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 8260
Registado: 13 mai 2019, 23:05

{ SO_SELECT }

{ SHARE_ON_FACEBOOK } Facebook { SHARE_ON_TWITTER } Twitter { SHARE_ON_ORKUT } Orkut { SHARE_ON_MYSPACE } MySpace

Voltar para Sport Lisboa e Benfica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes