A Selecção Nacional Sub-20 cumpriu, esta terça-feira, mais dois treinos no âmbito do estágio de preparação de três dias que está a realizar no Centro de Estágios e Preparação Desportiva de Rio Maior e que se prolonga até amanhã.
O guarda-redes Tiago Maia, terminou o treino matutino com uma ligeira entorse na tibiotársica direita tarde, mas já cumpriu o apronto vespertino sem limitações.
A Equipa das Quinas termina o estágio na quarta-feira após o apronto que tem o início marcado para as 10h00, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Após o apronto matutino, João Amorim e Ricardo Ferreira explicaram que é um privilégio poder representar a Selecção, mesmo sabendo que não existem jogos oficiais para disputar na presente época.
“Selecção é o topo”
João Amorim, que conta com 51 internacionalizações nos vários escalões, referiu que “o regresso à Selecção está a ser óptimo e que é sempre um motivo de orgulho”, acrescentando que “vir à Selecção é sempre um privilégio. Trata-se de uma experiência única pois podemos conviver com os melhores jogadores portugueses da nossa idade, independentemente de termos ou não europeus ou mundiais para disputar. Queremos evoluir e aqui evoluímos imenso”, sustentou.
Apesar de saber que na presente época os Sub-20 não vão ter competição oficial, o lateral direito luso não admite que haja falta de motivação. “Quem não tiver motivação para vir à Selecção, não a terá para ser um jogador profissional e de elite. A Selecção representa o topo que um jogador pode atingir”, assegurou, acrescentando que “vamos encarar os jogos que vamos disputar, como se fossem jogos oficiais.”
Neste seu primeiro ano de sénior, João Amorim, jogador dos quadros do Vitória SC de Guimarães, evoluiu ao serviço do Freamunde, onde vive uma experiência que classifica como bastante positiva. “A nível pessoal a época tem-me corrido bem. Estou a viver a minha primeira experiência no futebol profissional e aprendo todos os dias. Tenho jogado sempre, tenho-me afirmado e tenho grandes expectativas para o futuro. Vir à Selecção também é muito importante, porque assim aprendo em dois sítios - no Clube e aqui”, justificou.
João Amorim, que tem como principais referências na sua posição os internacionais brasileiros Daniel Alves e Maicon, foi confrontado com a ‘herança’ deixada pela anterior Selecção de Sub-20 que se sagrou vice-campeã mundial na Colômbia e lembrou que “na Selecção trabalhamos para ganhar todos os jogos, independentemente dos jogadores que estão presentes. Felizmente, tenho o prazer de privar com alguns dos jogadores que estiveram no Mundial [Luís Ribeiro, Luís Martins, Sérgio Oliveira e Tiago Maia que integram o grupo de trabalho]. Foi uma experiência óptima para eles que nos podem falar e explicar as vivências que tiveram, pois isso é também muito importante para nós, pois permite-nos evoluir tanto individualmente, como colectivamente”, rematou.
A aprender com os melhores
Ricardo Ferreira também referiu que “marcar presença na Selecção é sempre um privilégio”, lembrando que faz parte da Selecção desde os Sub-17, contando já com 20 internacionalizações. “É sempre uma honra fazer parte deste grupo, pois significa integrar o melhor deste País com uma qualidade enorme”, reiterando que “é um privilégio enorme estar aqui e aprender com os restantes jogadores e o ‘mister’ Ilídio Vale que é um grande treinador e nos ensina muito, fazendo-nos evoluir como jogadores e como pessoas.”
Apesar de não haver competição oficial para disputar, Ricardo Ferreira defendeu que “estamos sempre motivados. Os jogos de preparação são muito importantes e o nosso objectivo é estar presentes no Europeu de Sub-21 em 2015. Vamo-nos preparar ao máximo para atingir esse objectivo, porque falhámos a qualificação para os europeus de Sub-17 e Sub-19.”
O central luso, que nasceu no Canadá, começou a jogar em Portugal ao serviço dos Sub-17 do FC Porto explicou que está a viver “uma experiência única” ao serviço do AC Milan para onde ser transferiu no início da época. “Comecei no FC Porto onde tive oportunidade de trabalhar com treinadores de elite. Passei três anos fantásticos no Porto, onde aprendi muito, mas surgiu a possibilidade de jogar em Itália, ao serviço do AC Milan, e penso que foi a melhor opção para a minha carreira”, explicou, acrescentando que “está a ser uma experiência óptima. Estou a aprender com grandes jogadores - com muita experiência e qualidade de nível mundial. Por vezes trabalho com a equipa principal, o que é um privilégio muito grande”, considerou Ricardo Ferreira que já teve de marcar o avançado Zlatan Ibrahimovic durante um treino.
Como futebolista, o defesa de estatura elevada, define-se como “bom no jogo aéreo, mas também com os pés e estou a melhorar muito ao nível táctico, apesar de ainda não estar ao nível que quero”. Como referências tem “todos os jogadores profissionais” e justificou que “para mim todos os profissionais são um exemplo, porque estão acima do meu nível, mas não gosto de fazer comparações, até porque tento criar a minha própria imagem e ter a minha personalidade e identidade dentro do campo”, concluiu.
Equipa técnica dos Sub-21 acompanha treinos
Os treinadores que compõe a equipa técnica dos Sub-21 liderada por Rui Jorge, Romeu Almeida, Alexandre Silva e Fernando Brassard, estiveram esta terça-feira em Rio Maior para acompanhar os trabalhos da Selecção Nacional Sub-20.
Programa da Selecção Nacional:
30 de Novembro de 2011 | Quarta-feira
10h00: Treino no Centro de Estágios de Rio Maior
Após o treino: Roda de Imprensa com o Treinador Nacional, Ilídio Vale, e dois jogadores no Centro de Estágios de Rio Maior
In Site Oficial da Federação Portuguesa de Futebol